Tecnologias, diálogo e convivência

Apresentação: No mundo profissional, vivemos num ritmo acelerado e somos pressionados a acompanhar em tempo real as informações que chegam por e-mail, Whatsapp, Facebook etc. Temos que lidar com prazos, pressão por resultados e, muitas vezes, não temos espaço e tempo para pensar em como nos relacionamos com as tecnologias. Como consequência, muitos profissionais encontram dificuldades para se desconectar do celular, procrastinam e, o pior, se sentem frustrados e ansiosos por não conseguirem dar conta de todas as demandas que surgem no dia a dia. O minicurso ‘Tecnologias, diálogo e convivência’ oferece formação para melhorar essa relação que temos com as tecnologias. Como isso funciona?

Clique aqui para inscrições

Project Info

Encerramento do cursoDecember 30, 2017
Início do cursoDecember 04, 2017

 

Nesse minicurso, iremos refletir sobre qual é o impacto das tecnologias na nossa vida e como podemos criar estratégias para melhorar nossa relação com as redes digitais. Para isso, nós abordamos os principais desafios das tecnologias a partir do conceito de educação midiática. Com exercícios práticos e exemplos do cotidiano, iremos desenvolver habilidades para:

1) compreender como a mídia faz parte da nossa vida e como se relacionar melhor com ela;

2) como acompanhar o ritmo de informações e notícias que chegam pelas diversas mídias;

3) como filtrar e transformar o alto número de informações que recebemos em algo produtivo;

4) analisar o uso das mídias no aprimoramento do diálogo entre diferentes atores sociais;

5) entender o potencial educativo e mobilizador das redes sociais e qualificar o relacionamento com o público nesses espaços.


O curso é dividido em dois módulos (6h no total):

1 – ALGORITMOS, REDES SOCIAIS E AS NOSSAS VIDAS

Neste módulo, iremos entender o que está por trás do funcionamento das tecnologias da comunicação. Todos nós conhecemos o Facebook, Instagram, Whatsapp, e ficamos conectados 24/7. Porém, como o funcionamento dessas redes sociais afetam as nossas vidas? Como a aceleração e o ritmo frenético que nos relacionamos com o celular e as mídias digitais impactam nosso cotidiano? Com exercícios práticos e exemplos atuais, iremos discutir como nosso relacionamento com a mídia pode nos prejudicar e prejudicar nossas carreiras.
-Carga horária: 3h

2 – EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E DIÁLOGO SOCIAL

No segundo módulo, vamos realizar exercícios práticos de Educação Midiática. Iremos apresentar princípios e conceitos sobre como se relacionar de forma consciente e responsável com as tecnologias da comunicação. Pensando no cenário de tensões, polarizações e ódio na internet, a “alfabetização midiática” se tornou um conceito fundamental para pensar em alternativas para a convivência e o diálogo. Apresentaremos ferramentas e técnicas para utilizar os meios de comunicação, exercitando a tolerância e trabalhando para tomar boas decisões ao se relacionar com as tecnologias.
-Carga horária: 3h.