Nosso trabalho

TRABALHOS REALIZADOS

Olá, sou Douglas Calixto, idealizador e editor do Labeducom. Tenho uma longa trajetória em trabalhos de Comunicação e Educação: já desenvolvi projetos de jornal escolar na Prefeitura de Bauru, oficinas e cursos de tecnologias na educação, implantei projetos de mídia/educação em escola públicas e privadas e muitas outras atividades.  Atualmente, trabalho com projetos de Educomunicação, ministro aulas e oficinas em comunicação digital e também integro o Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Sou jornalista formado pela Unesp e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação sobre "memes na internet no contexto da educação" me rendeu o prêmio de melhor mestrado de Comunicação da USP em 2017. Também sou finalista dos prêmios "Francisco Morel 2018" (Intercom) e "Compós" na categoria "melhor mestrado de comunicação". 

Abaixo, gostaria de compartihar com vocês algumas das atividades recentes que fazem parte da proposta do Labeducom. Para mais informações, mande e-mail para: dcalixto@labeducom.com.br.  🙂 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Sou um dos professores do curso "Metodologia Ativas", desenvolvido em parceria entre a USP e a FATEC Osasco. A imagem ao lado foi retirada da aula 'PBL - Educação Baseada em Problemas'. Nessa atividade, discutimos com os professores como podemos utilizar a mídia em projetos de intervenção nas escolas para fazer a mediação de conflitos. Com o conceito de Educomunicação, trabalhamos com metodologias ativas para melhorar as relações nos espaços educativos e favorecer processos de aprendizagem.

 

WIEDEN + KENNEDYS - PROJETO 'OS KENNEDYS'

Trabalhei como professor do programa de formação de jovens da Wieden + Kennedy — uma das principais agências de comunicação (imagem ao lado). No projeto "Os Kennedys", fui responsável por elaborar e ministrar aulas sobre comunicação digital e cibercultura. Discutimos no projeto (1) os desafios da cibercultura, (2) mediações algorítmicas (Fake News e segurança na internet) e (3) memes na internet.  Os cursos ofertados na Wieden + Kennedys estão disponíveis! Basta mandar e-mail para dcalixto@labeducom.com.br

AULA PÚBLICA

Sou cocriador da Aula Pública — projeto elaborado no ano de 2013 a partir da parceria entre o site Opera Mundi e TV Unesp. Na imagem ao lado, registro do programa gravado com o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. A proposta do programa, que passou a ser parceiro da Rede TVT, é discutir assuntos relevantes para a compreensão do mundo contemporâneo em espaços abertos ao público. Com mais de 90 programas gravados, tivemos a oportunidade de contar com personalidades como Christian Dunker, Fernando Haddad, Djamila Ribeiro, Deisy Ventura, Heloísa de Almeida, Carla Garcia, Franklin Martins e Jessé de Souza. O programa encerrou as atividades em dezembro de 2017.

COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO

Sou um dos autores do livro 'Comunicação e Educação: os desafios da aceleração social do tempo', organizado pelo professor titular da USP Adilson Citelli (foto ao lado) e publicado pela editora Paulinas. Na obra, apresento parte dos resultados da pesquisa de mestrado: "Memes na internet: entrelaçamento entre Educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais".  Também tenho artigos publicados nos livros da série "Comunicação & Educação" da editora Editus. Atualmente, integro o grupo de pesquisa MECOM - Mediações Educomunicativa, coordenado pelo prof. Adilson Citelli.

FORMAÇÃO EM EDUCOMUNICAÇÃO

Trabalho com Educomunicação há muito tempo: fui um dos estudantes que participaram do projeto Educom.Rádio — desenvolvido entre anos de 2002 e 2004 em escolas públicas da cidade de São Paulo. Na ocasião, aos 12 anos de idade, pude experimentar as práticas de educomunicação com o rádio. Hoje, 16 anos depois, trabalho com a formação de estudantes para lidar com as redes sociais e os desafios da comunicação digital. Na imagem ao lado, oficina de 'memes na internet' com alunos e alunas do projeto Rádio JMS, da Prefeitura de SP

PALESTRAS

Desde 2015, realizo uma série de palestras e oficinas sobre temas como jornalismo digital, Educomunicação, desafios da cibercultura e aceleração do tempo. Na imagem ao lado, palestra para os estudantes de Pedagogia da Unisalesiano sobre Educomunicação e Direitos Humanos. Abaixo, algumas palestras e cursos já realizadas: (1) Memes e redes sociais: os desafios da aceleração social do tempo, (Minicurso na Universidade Federal de São João del-Rei/2017); (2) Comunicação e Educação: os desafios da aceleração social do tempo (Minicurso na UNIFoa - Volta Redonda/2017); (3) Jornalismo Internacional e Cultura Digital: os desafios da cobertura on-line (Minicurso Uberlândia/2015); (4) Memes na internet: o que a zoeira na internet diz sobre comunicação e educação (ECA-USP, São Paulo, 04/2018)